A Doença do Século que afeta +400.000 Portugueses

Atualizado: 14 de out. de 2019

+100.000 visualizações foi o alcance da publicação no Linkedin. O retato tornou-se viral, tendo partilhado a realidade de +400.000 Portugueses.


"Fui beber um café com uma amiga de longa data que em lágrimas, a tremer e totalmente desfigurada, me revelou que está de baixa psicológica devido à pressão na organização que representa há cerca de dois anos. Desmaios recorrentes, perda de forças, ataques de pânico e ansiedade foram alguns dos sintomas relatados e que se eu não visse o seu estado com os meus próprios olhos talvez não desse a devida importância. Fico chocado não por ver uma amiga que sempre foi uma excelente profissional e uma verdadeira força da natureza neste estado, mas sim por ver que este tipo de casos são cada vez mais frequentes e nada é feito.


Nos tempos modernos, deparamo-nos com "líderes" exímios na arte de escrever sobre temas de gestão de pessoas e liderança, muitas das vezes, os mesmos que exercem pressão desmedida sobre os seus colaboradores com trabalho a mais, objetivos inalcançáveis, falta de reconhecimento e autonomia. Da minha experiência na área da consultoria em IT, vejo que estas situações começam a ser mais recorrentes, uma vez que só este ano, soube de pelo menos 6 colegas de profissão que aos 30 anos estavam com uma depressão. Segundo o Jornal Público, é a doença mental mais frequente no nosso país que afeta 400.000 Portugueses! O que é necessário para serem tomadas medidas?"


Veja a publicação no Linkedin aqui: http://bit.ly/filipemonteirosaudemental


Uma Publicação que se Tornou Viral

  • 117.747 visualizações

  • 1.573 gostos

  • 172 comentários

  • 67 partilhas

O poder do Linkedin de facto é incrível porque com os meus 2.428 seguidores consegui que a minha publicação chega-se a 117.747 pessoas o que dá mais força à celebre frase "O conteúdo é rei! Seguiram-se quase uma centena de mensagens individuais, contactos de alguns jornalistas, psicólogos, juristas e pessoas que, direta ou indiretamente, sofrem situações semelhantes. Não estava à espera disto, mas após os vários relatos na primeira pessoa, estou certo de que de facto todos podemos fazer mais e melhor para travar este problema!


4 Testemunhos das mais de 200 Mensagens Recebidas


"Ninguém imagina.. é quase impossível de imaginar. Está na altura de ser feliz e é por isso que nas últimas duas semana voltei a fazer o que em tempos achava impensável: Enviar CVs. Mantém esse foco e essa energia positiva que está a inspirar outras pessoas a seguirem em frente. Um grande abraço e mais uma vez, muito obrigado!"


"Vou lhe escrever por mensagem privada, se eu comentasse a publicação seria motivo para represálias na empresa. Ao ler a publicação identifiquei-me e fiquei bastante incomodado, não com o teor, mas sim com a situação, que é a mesma que passamos na empresa em que trabalho. Coordenadores e supervisores são tratados como animais, com a justificação da alta direção, por possuirmos cargos e salários diferenciados, que não são tão diferenciados assim. Os funcionários são tratados de forma pior, todos são obrigados a trabalhar em horários que ultrapassam o humanamente possível em atividades de stress físico e mental e todos nos sujeitamos a isso pelo medo".

"Pois posso-te dizer, sem vergonha, que vejo-me no mesmo estado. Um estado que não referiste mas que também existe (aliás, só o conheço porque eu próprio estou a passar por ele) é o Burnout (ou Burn Out). A tua amiga atingiu esse estado de depressão ao fim de 2 anos. Eu estou (ou estava.. porque também estou de baixa psicológica e daqui seguirei para a demissão). É uma triste realidade que muita gente desvaloriza. Confesso que até eu achava que algumas situações eram exagero por parte de quem as relatava. Agora que estou a passar pelo mesmo, reconheço que estava a fazer um juízo errado dessas pessoas".


"Não és nenhum psicólogo nem tens de me responder mas senti que tinha de partilhar isto contigo... Concordo com o teu post. Infelizmente fui proibido de fazer o que me contrataram senão alguns chefes iam ficar mal e por isso aconselho o pessoal de IT.... fujam de PORTUGAL. (do not quote me please)"


Temos as "armas" para mudar mentalidades

A magia das redes sociais é que o bom conteúdo pode alcançar números fantásticos e ajudar muita gente. Acredita que o seu relato e/ou história de vida pode ajudar terceiros? Não tenha receio de partilhar! O número de seguidores não é desculpa. De pouco adianta ter +10.000 seguidores se as publicações não chegam nem a 5-10% desse número. A nível pessoal apenas tenho 2.428 seguidores e consegui impactar mais de 100K com esta publicação. Pense nisso quando estiver na dúvida se deve ou não publicar algo que pode ajudar os outros.


Grato pelas vossas partilhas (sem elas nada era possível) e a todos aqueles que tiveram a coragem de relatar as suas experiências pessoais/profissionais na publicação e/ou por mensagem privada. Deixem os vossos comentários abaixo, partilhem as vossas experiências e resultados.


"Cada dia em que não estamos felizes é um dia perdido"


Um forte abraço!


#saudemental #saude #psicologia #employerbranding #wfmh #mentalhealth


42 visualizações0 comentário