10 melhores cursos online gratuitos de Marketing Digital

Com diversas ofertas no mercado, pretendemos com este artigo, ajudá-lo a descobrir quais os melhores cursos de marketing digital disponíveis online, em que poderá inscrever-se de forma gratuita.


Aprender algo novo é sempre desafiador, mas imprescindível para conseguir vingar num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.


Investir em formação tornou-se um veículo para a valorização e crescimento profissional, não faltando cada vez mais opções de cursos disponíveis, nomeadamente na área do marketing digital. Curiosamente, engane-se quem acha que tem que pagar centenas de euros para adquirir formação nesta área.


A pensar nisso, porque pode ser difícil analisar os diversos cursos existentes, selecionámos alguns dos 10 melhores cursos gratuitos de Marketing Digital, disponíveis à distância de um clique!


#1 Hubspot academy


A HubSpot Academy oferece cursos em várias áreas, desde marketing, web design, vendas e muitos outros. Contudo, aqui há que destacar o curso de Inbound Marketing, cujo conceito e metodologia teve origem nos fundadores da HubSpot, e onde pode aprender a criar conteúdo relevante e gerar leads.


Todas as formações da HubSpot incluem acesso às sessões online, questionários e testes, podendo no final obter certificação e partilhar no seu perfil das redes sociais, incluíndo Linkedin, em como o curso foi concluído com sucesso.


#2 Atelier Digital Google


Dividido em 21 módulos individuais, este curso é ideal para aprender os fundamentos do marketing digital, sendo por isso uma excelente opção para iniciantes na área.


O módulo ‘Princípios do Marketing Digital’, com a duração de 40 horas, aborda temas como o marketing de conteúdo, E-commerce, SEO e SEA. Quem concluir uma série de exercícios práticos e um exame final, poderá obter uma certificação que pode adicionar ao seu CV.


#3 Linkedin Marketing Labs


Além da Google, o LinkedIn também lançou uma plataforma de e-learning onde tem a oportunidade de experimentar de forma gratuita e durante 1 mês, mais de 16.000 cursos sobre diversos temas, sejam eles sobre ferramentas de produtividade ou de desenvolvimento pessoal.


Nesta plataforma encontra cursos sobre Estratégia de Marketing, Marketing Analytics e SEO, podendo no final expor a sua certificação no perfil de LinkedIn, de forma a mostrar à sua rede de contactos as suas habilidades e qualificações.


#4 Udemy free Courses


A Udemy é uma das mais conhecidas plataformas de cursos online, sendo atualmente possível encontrar mais de 6.000 cursos gratuitos em marketing. Aqui pode aprender sobre áreas como o Google Ads, gestão de redes sociais, SEO ou Google Analytics.


Para facilitar a seleção, esta plataforma exibe a classificação atribuída pelos alunos que frequentaram um determinado curso e indica quais são os instrutores e cursos com maior popularidade. Contudo, há que lembrar que por serem gratuitos, estes cursos não oferecem certificação nem acesso a recursos adicionais interativos, como o sistema de chat utilizado para que os alunos possam esclarecer dúvidas com os formadores.


#5 Curso Rock Content


Quando a Rock Content foi fundada, começou inicialmente por partilhar táticas e dicas sobre marketing de conteúdo no seu blog, tendo-se tornado uma referência nessa área.


Atualmente, e com o objetivo de ensinar Marketing Digital de forma mais prática e com foco em resultados, criaram a plataforma de e-learning Rock University, que agrega uma diversidade de cursos gratuitos na área da produção de conteúdo.


Para quem quer brilhar nesta área, a nossa proposta recai no curso de ‘Marketing de Conteúdo’, que agrega 30 lições divididas em 11 módulos, a partir das quais o aluno poderá aprender os conceitos fundamentais sobre este tópico, nomeadamente sobre como deve proceder para definir objetivos e KPIs e de que forma deve contruir uma persona para o seu negócio.


#6 Facebook Blueprint Courses


Agora pode desenvolver as suas competências de marketing no Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp, através de cursos rápidos disponibilizados pela Meta Blueprint.


Para os iniciantes que pretendem aprender as boas práticas de publicidade no Facebook e LinkedIn, consideramos que o curso de configuração e utilização do gerenciador de anúncio pode ser uma mais-valia.


#7 Coursera


O curso de Media Digital e Estratégias de Marketing oferecido pela Universidade de Illinois, nos EUA, é um dos sete módulos que permite obter um MBA em Marketing Digital.


Com a duração de 15 horas, este módulo permite-lhe aprender noções básicas de video marketing, gestão de redes sociais e email marketing. Uma das vantagens deste curso é que é acreditado, ao contrário da maioria dos cursos apresentados nesta lista, no entanto a emissão de certificado obriga o pagamento de uma taxa.


#8 Neil Patel Training


Com estes cursos vai aprender diretamente pela voz do Neil Patel, como dominar a otimização de mecanismos de pesquisa e assim aumentar o tráfego para o seu website.


Através de vídeoaulas e manuais em formato digital, Neil aborda as principais áreas do marketing digital, como SEO, E-commerce, marketing de conteúdo e CRO (Marketing conversacional).


Aqui damos destaque ao curso de ‘Local SEO unlocked’, que é um dos mais bem avaliados. Indicado para iniciantes espera-se que, no final, estes consigam saber como uma empresa pode crescer localmente e como o Google My Business pode ser configurado para esse fim.


#9 Semrush


Para quem pretende obter conhecimentos na área de SEO, sugerimos a utilização da plataforma de Semrush. Esta empresa é reconhecida na área de SEO não só pelos cursos que oferece, mas também pelos exames de certificação e a ferramenta Semrush, que ajuda as empresas a otimizar a sua visibilidade nos diferentes canais digitais.


Entre os 20 cursos existentes, podemos encontrar os Fundamentos de Marketing de Conteúdo e SEO, cuja duração é de 1 hora, ou o Semrush Toolkit Course, indicado para quem pretende saber como utilizar as ferramentas Semrush.


#10 Multicompetências


Se prefere aprender de forma mais interativa e descontraída, considere os cursos sob formato de webinars, desenvolvidos pela Multicompetências.


Através destas formações, os alunos garantem a certificação e desenvolvimento de habilidades nas áreas de meios de comunicação, neuromarketing e social media.


Com a participação de especialistas convidados reconhecidos nessas áreas, os alunos têm a oportunidade de esclarecer dúvidas e debater ideias ao vivo e diretamente com peritos. A inscrição é realizada diretamente na plataforma da Multicompetências e os cursos têm duração total de 25 a 50 horas.



Conclusão


Como vê existem várias opções para começar a sua jornada de aprendizagem pelo mundo do marketing digital. Não deixe passar a oportunidade para adquirir novos conhecimentos e competências!


O mundo do marketing digital continua a avançar à medida que surgem novas tecnologias e métodos e não acompanhar essa evolução pode constituir um entrave ao seu desenvolvimento profissional e pessoal.


Não se esqueça que o esforço de hoje pode ser a recompensa do amanhã!


Agora diga-me, alguns destes cursos lhe suscitou interesse? Envie-nos o seu comentário e partilhe a sua opinião connosco!


117 visualizações0 comentário