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Gestão de Redes Sociais para Empresas: Da Estratégia à Implementação na Prática

Artigo da autoria de Filipe Monteiro, formador da Renascença Digital Academy



Gerir redes sociais empresariais de forma profissional é fundamental para construir a reputação online da marca e atingir os objetivos de negócio. No entanto, muitos profissionais caem no erro de iniciar esta jornada sem ter uma estratégia clara e bem definida. Seguir as etapas abordadas neste artigo, passo a passo, é o ponto de partida para começar a gerir redes sociais:


1. Defina o seu público para melhores resultados


Consegue descrever-me a sua audiência em menos de 30 segundos? Quais as suas dores, atividades, interesses e opiniões? Se não me consegue responder de forma simples está a perder dinheiro. Comece por recolher informações e crie uma representação fictícia do seu público-alvo. Existem vários geradores de personas gratuitos para o efeito. HubSpot (Make my Persona), Semrush (Persona Builder), Xtensio ou Mnemonic AI são algumas opções.


2. Não tenha sonhos, tenha objetivos definidos


Defina objetivos SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e definidos no tempo) e garanta que tem como medir. Caso não consiga medir já sabe que não se trata de um objetivo, mas sim de um sonho. Seja flexível, defina métricas alinhadas com o negócio e monitorize constantemente. Cuidado com as “métricas de vaidade” e lembre-se que existem páginas com poucos seguidores que faturam mais do que marcas com muitos milhões de seguidores.


3. Defina o caminho não o veículo


Que espaço quer ocupar na mente do consumidor? “Think Different” é a promessa da Apple. Qual a sua promessa para o mercado? Uma estratégia bem-sucedida nas redes sociais requer experimentação e testes constantes, mas estes dois pontos têm de ser claros para si e para o mercado. Foque-se em construir uma marca forte e uma estratégia de conteúdos que vá de encontro à estratégia de posicionamento que definiu.


4. Agora sim! Selecione as redes sociais


Antes de selecionar as redes sociais, é importante saber quem é o seu público-alvo, onde ele passa a maior parte do tempo e o que realmente fazem online. A nível global, 49,2% dos utilizadores descobrem novas marcas através das redes sociais e 2 horas e 28 minutos é a média de tempo nas redes sociais (Dados do Digital Report by Hootsuite & We are Social, 2023). Por exemplo, se a sua marca se dirige a um público mais jovem, pode ser interessante ter presença no TikTok ou Instagram, se a sua marca se dirige a um público profissional, pode ser interessante o Linkedin. Acima de tudo, tome esta decisão com base em dados.


5. Como vamos potenciar conteúdo Viral?


Aposte na entrega de valor, co-criação com influenciadores, nichos específicos, interação com seguidores, testes A/B regulares, autenticidade, técnicas de marketing lateral e acima de tudo estude a concorrência, mas não se foque demasiado nela. Investir em anúncios pagos pode ajudá-lo a alcançar um público maior e mais segmentado. Lembre-se que quem não é visto não é lembrado. Se não se lembram de si já sabe a quem não vão comprar.


Se está interessado em aprender mais sobre e ter uma visão mais detalhada sobre as principais redes sociais da atualidade, não perca a oportunidade de se inscrever no nosso curso de Estratégias de Marketing nas Redes Sociais. Nós vamos ajudá-lo a alcançar resultados reais e significativos com esta formação.


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